Carta de Reivindicações das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal

Neste período eleitoral, em que serão escolhidos os candidatos que representarão a sociedade civil brasiliense na Câmara Legislativa do Distrito Federal, Governo do Distrito Federal, Senado Nacional e Câmara Federal, o Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal – SindPsiDF, em exercício de suas atribuições, vem representar e apresentar as pautas de interesses da categoria.

Os profissionais da Psicologia em Brasília estiveram sem representação política por mais de 40 anos. A reativação do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal ocorreu no ano de 2020, marcando o retorno ao campo da luta pelos direitos trabalhistas desta categoria, que havia ficado paralisada.

O SindPsiDF luta pela valorização das trabalhadoras e trabalhadores através da garantia de direitos, conquistados junto ao poder legislativo e executivo. Isso só permanecerá possível através de nossas reivindicações de luta, com o apoio dos representantes a serem eleitos em Outubro de 2022, através do voto.

Estas são as principais pautas de reivindicação da Categoria:

Piso Salarial Distrital

Lei de Carreira das Psicólogas e Psicólogos do Distrito Federal

Criação de vagas no serviço público

Através de concurso público, para a garantia do serviço para a população em todas as áreas que a Psicologia está inserida (saúde, educação, segurança, justiça, esporte, cultura, assistência social, trânsito, estatais, administração pública e etc)

Combate à precarização no sistema de vínculo empregatício das Psicólogas e Psicólogos;

Abertura e fortalecimento da participação do Sindicato nas discussões pertinentes à categoria

Encorajar o Ministério Público para garantir direitos trabalhistas dos profissionais da psicologia em conjunto com o SindPsiDF

Fomentar uma maior atuação do Ministério Público nas causas trabalhistas dos profissionais da Psicologia, em conjunto com o SindPsiDF, para garantia de direitos

A implementação da Lei 13.935/2019

A Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, prevê que as redes públicas de Educação Básica contarão com serviços da Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação.

Apoios

Veja as condidaturas que assumiram compromisso público com a carta de reivindicações!